Psicoterapia mudou minha vida – Testemunho de um Paciente
Transcrevemos aqui o testemunho de uma paciente da PsicoAjuda, “Psicoterapia mudou minha vida”, que de uma forma emocionada descreve a importância da psicoterapia e como ela foi essencial para ultrapassar diversas dificuldades. É, pois, para toda a equipa da PsicoAjuda, um motivo de grande satisfação e enorme alegria ver o reconhecimento do nosso trabalho e sobretudo por sabermos que estamos a mudar para melhor a vida dos nossos pacientes.
Um muito obrigado pelas palavras de gratidão desta nossa paciente e pela sua disponibilidade para que pudéssemos publicar aqui o seu testemunho, “Psicoterapia mudou minha vida”. Por razões de confidencialidade adaptamos a carta original que a paciente nos fez chegar.

Eu fiquei sem chão, pois não via esperança, parecia que tudo estava a correr mal. Mas não foi só isso. Separei-me e isso fez-me sofrer bastante. Depois disso é que voltei para casa dos meus pais. Foi outro erro, bloqueou a minha vida. Tirou-me grande parte da independência que já tinha conseguido. Antes, sentia-me mais dona de mim. A partir daí os comportamentos estranhos voltaram.
Numa tarde em que eu estava completamente desesperada e triste, a minha irmã falou-me sobre a PsicoAjuda. Foi assim que inicie a psicoterapia e que mudou tudo. No início foi complicado, tive de aprender a lidar com os meus fantasmas interiores, os meus pensamentos, e também os meus sentimentos. Meti tudo cá para fora, falei até sobre coisas que já nem me lembrava. Algumas fizeram-me chorar, outras sentir saudades, e ainda outras sobre as quais já me tinha arrependido. Mas também recordei que tive momentos que foram simplesmente tão bons que me fizeram ver que nem tudo o que eu passei foi mau e que podia voltar a ser feliz.
Falando do que me levou a procurar ajuda. Desde há muito tempo que tinha comportamentos repetitivos e obsessivos. Quando estava bem “da cabeça”, como eu digo, eles não se notavam tanto ou eram quase inexistentes. Mas sempre que estava sob stress, ou estava numa situação que não queria ou não gostava, os comportamentos compulsivos e as ideias obsessivas voltavam. E pronto, com todo o desenrolar destes últimos três anos e meio, mergulhei numa situação de desespero. Para além de não ter vontade para nada, isolei-me. Também emagreci muito e não tinha esperança nenhuma que pudesse voltar a ser “normal”.
Mas com a psicoterapia tenho vindo a mudar e muito. Sinto-me bastante melhor e até já engorde. Estou a reaprender a viver. Sim a viver, porque antes eu limitava-me a sobreviver. Não saía por causa dos comportamentos. Não comia quase nada. Passava o tempo a lavar e desinfetar o meu corpo, a separar as coisas da mesma cor e do mesmo tamanho, punha a máquina a lavar 2 ou 3 vezes, pois se algo caísse ao chão voltava a lavar a roupa. Na minha cabeça nada estava limpo, nada estava certo, nada estava bem. Afastava-me das pessoas com medo que notassem os meus comportamentos obsessivos.
Até agora o que me custou mais na psicoterapia foi falar obviamente sobre o que foi mau no meu passado, coisas que me marcaram muito, moldaram a minha mente de maneira errada. Agora percebo que tudo isso contribuiu para aquilo que sou hoje. Também sei que devia ter chorado tudo quando precisava, devia ter dado gargalhadas quando me apetecia, devia ter ficado zangada quando me sentia assim, devia ter dito coisas que sempre calei. O meu pior erro foi esse, encobrir as minhas emoções e os meus sentimentos. Aprendi com os meus pais que assim é que era certo; hoje sei que é errado e que devia deixar fluir o que penso, desejo, sinto, amo, e falar naturalmente sobre tudo isso.
Tudo isso devo à minha psicóloga, pois a psicoterapia mudou minha vida. Um grande obrigado para ela que me ajudou e me fez ver que eu afinal posso mudar o rumo da minha vida. Ajudou-me a perceber que na vida não há impossíveis quando se acredita que se é capaz. Desejo-lhe muito sucesso, tanto na carreira como na vida pessoal. Estará sempre no meu coração por tudo o que fez por mim. Ajudou-me nos momentos em que precisava de alguém me compreendesse e fizesse ver que podemos sempre alcançar qualquer objetivo. Ainda não me sinto completamente bem psicologicamente mas a diferença é muito grande. Agora sou outra pessoa, mais corajosa, mais segura e alegre. Obrigada a PsicoAjuda pela oportunidade que me deu.