Criança a brincar Ludoterapia

Ludoterapia, intervenção em crianças

Em Psicologia clinica por Elisabete Condesso

Indo ao encontro de algumas questões que muitos pais nos colocam sobre como a psicologia pode ajudar os seus filhos, descrevemos aqui a Ludoterapia que é o processo adequado às crianças entendido como técnica de intervenção psicoterapêutica.

A Ludoterapia é um processo psicoterapêutico que tem como objetivo ajudar a criança a vencer as suas dificuldades para que se desenvolva de forma saudável e plena.

Na Ludoterapia a criança aprende a reparar as situações conflituantes, inicialmente ao nível da fantasia, e posteriormente transpondo essa solução para o mundo real. Este processo baseia-se no brincar, por ser esta uma atividade agradável para a criança. Desta forma, a criança tem a oportunidade de ensaiar os seus sentimentos e problemas “brincando”, tal como o adulto os ensaia na psicoterapia, “falando”. Este brincar facilita a expressão e a projeção de emoções e de sentimentos. Assim, este brincar irá ter influência no desenvolvimento da criança, a vários níveis: físico, intelectual, da linguagem social e emocional.

Criança a desenhar em sessão de Ludoterapia
Criança a desenhar em sessão de Ludoterapia

Durante a Ludoterapia, a criança, através do brincar, expressa os seus conteúdos internos, os seus conflitos, frustrações, anseios e dificuldades. Em muitos casos a criança não tem consciência desse sofrimento. A ludoterapia oferece a oportunidade da criança observar melhor o mundo e a conhecer-se a si própria. As suas motivações, impulsos e emoções são trabalhadas para que ela tenha, em cada dia, maior consciência a respeito de si mesma e dos outros, desenvolva a sua personalidade e aprenda a lidar com os seus conflitos.

A criança joga (brinca) para expressar agressão, adquirir experiência, controlar a ansiedade, estabelecer contactos sociais, como integração da personalidade e por prazer.

Donald Woods Winnicott, Pediatra Inglês

A Ludoterapia facilita à criança a expressão de sentimentos, dos seus medos, das suas necessidades, para que o terapeuta possa entende-la melhor e possa ajudá-la a vencer as suas dificuldades. O terapeuta, utilizando técnicas diversas e observando cada “criação” da criança, poderá auxilia-la na obtenção de uma solução que possa diminuir ou extinguir a dor, permitindo uma melhor adaptação social.

Brinquedos usados em Ludoterapia
Brinquedos usados em Ludoterapia

As crianças geralmente aderem tranquilamente ao tratamento, resultando na melhoria das suas relações interpessoais, desenvolvendo e ampliando a sua criatividade. Este tipo de tratamento pode ainda realizar avaliações do nível de desenvolvimento, características da personalidade e avaliação cognitiva.

Ludoterapia: sinais de alerta
Ludoterapia: sinais de alerta

O que dizem os pais das crianças nossas pacientes sobre este serviço?

Apresento-lhe a seguir a opinião de alguns pais das crianças nossas pacientes sobre o serviço de Ludoterapia na PsicoAjuda:

  • O meu filho tinha medo de dormir sozinho no seu quarto, agora, após a Ludoterapia prestada pela PsicoAjuda, ele já se sente melhor e dorme sozinho.
  • A escola tinha identificado um problema de dislexia na minha filha, mas depois de um diagnóstico feito pela PsicoAjuda verificou-se que se tratava de um problema emocional, o que me deixou muito mais tranquila!
  • Ajudou-me a perceber e a lidar melhor com o meu filho.
  • A minha relação com a minha filha melhorou bastante; ela mudou de atitudes e eu também.

Desde já o meu agradecimento aos pais por terem partilhado o seu testemunho.

Ludoterapia, um serviço disponível na PsicoAjuda

A PsicoAjuda proporciona o serviço de Ludoterapia, que se destina às crianças até aos 12 anos de idade e que é prestado por técnicos especializados, com formação contínua, diferenciada e actualizada. A periodicidade média das sessões de ludoterapia é de 1 vez por semana, como duração de 35 minutos cada.

Elisabete Condesso / Psicóloga e Psicoterapeuta

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Sobre o Autor

Elisabete Condesso

Directora clínica da PsicoAjuda. Psicóloga clínica e Psicoterapeuta. Licenciada em Psicologia Clínica pela ULHT de Lisboa e com pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Título de especialista em “Psicologia clínica e da saúde” atribuído pela Ordem dos Psicólogos.